Ao contrário do que muitos pensam sobre a atuação do fisioterapeuta, em que atuamos somente no processo de reabilitação, precisamos esclarecer que o fisioterapeuta PODE e DEVE atuar em todos os níveis de atenção à saúde.
Vamos aos exemplos:
Nível primário: A atenção primária refere-se à promoção da saúde e prevenção, mesmo antes que uma doença aconteça. Nessa fase a fisioterapia pode atuar através de palestras, grupos de orientações, elaboração de material (folder, cartilhas), produção de conteúdos nas redes sociais para informar a população sobre os riscos, sintomas e causas de uma doença.
Nível secundário: Acontece no momento do diagnóstico e durante o tratamento oncológico em que o fisioterapeuta de maneira PRECOCE passa a reconhecer as principais alterações que podem decorrer daquele processo e atua com orientações ou intervenções minimizando os riscos de possíveis complicações.
Nível terciário: Esse nível equivale a reabilitação, quando complicações ou sequelas já estão instaladas. Geralmente, é nesse nível que se busca o fisioterapeuta para tratar das complicações decorrentes do tratamento oncológico ou do próprio tumor. Preconiza-se um atendimento individual em que diversos recursos fisioterapêuticos serão utilizados para recuperar ou minimizar as alterações cinético funcionais apresentadas.